terça-feira, 27 de março de 2012

Revolução Américana


TRABALHO DE SOCIOLOGIA
Asssunto: Revolução Américana   Turma: 2.3    Prof: Thaís
Nomes: Adriano n: 2, Amanda de Paula n: 3,Bárbara Tayná n: 7, Débora Barbosa n: 11, Pedro Augusto n: 29
CONTEXTO HISTÓRICO
A Revolução Américana foi um conflito ocorrido entre as 13 colônias dos E.U.A. contra a metropóle Inglesa que aumentou sua exploração nessa área, como a carga tributaria, produção de açucar além da combrança excessiva de impostos. Gerando assim uma onda de descontentamento dos colonos, que para a América do norte foram fazer fortuna, iniciando assim um sentimento de indepêndencia e nacionalidade. As batalhas militares contra os Ingleses e os colonos Américanos  começaram em março de 1775, os Ingleses lutando fora de casa enfrentaram problemas como: comunicação lenta, população hostíl, falta de experiência, e comando desunido. Mesmo assim conquistaram varias vitorías. Os Ingleses não destruiram os exercítos e não conseguiram quebrar a resistência norte Américana. Foi um grande movimento popular e teve como principal motor a burguesia colonial levando a proclamação da independência no dia 4 de julho de 1776, os E.U.A foi o primeiro país dotado de uma contituição política escrita.
O QUE INFLUENCIOU NA FORMAÇÃO DA SOCIOLOGIA
A Revolução Américana foi a primeira revolução da época das revoluções, foi o marco do ínicio da decadência do antigo regime (absolutismo: o rei no centro do poder), foi influênciada pelas idéias iliministas, como direito a liberdade,instituição de novo governo, direitos iguais e a democrácia. Essas idéias forneceram a base teórica para a indepedência e edificação do novo estado.
É interessante notar que a Sociologia não se desenvolveu apenas no contexto europeu. Ainda que seja mais tardio seu aparecimento nos Estados Unidos, ele se dá, por motivações diferentes que as da velha Europa. Nos Estados Unidos a Sociologia esteve de certo modo "focada" na resolução dos "problemas sociais", algo bem diferente da perspectiva europeia.
A Sociologia, assim, vai se apoiar sobre todos os aspectos da vida social. Desde o funcionamento de estruturas macrossociológicas (de grande número de inivíduos) como o Estado, a classe social ou longos processos históricos de transformação social ao comportamento dos indivíduos num nível micro-sociológico (de menor número de indivíduos). 
Para compreender o surgimento da sociologia como ciência do século XIX é importante perceber que, nesse contexto histórico social, as ciências teóricas e experimentais foram desenvolvidas nos séculos XVII, XVIII e XIX inspiraram os pensadores a analisar as questões sociais, econômicas, políticas, educacionais, psicológicas, com enfoque científico.

A IDEÍA DA SOCIOLOGIA CIENTÍFICA SUGERIDA PELOS E.U.A  É:
O sociólogo dentro da organização intervem diretamente sobre os resultados da empresa, contribuindo com os lucros e resultados da organização.Quando a organização é observada e estudada podem se verificar as falhas assim alterar seu sistema de funcionamento e gerar lucro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário